Os oito quilómetros de praia em Espinho têm sido alvo de muita atenção mediática nos últimos tempos. A cidade costeira, que fica a menos de meia hora da estação de São Bento, no Porto, apresentou, este ano, um projeto que reforça o seu posicionamento lá fora enquanto destino de surf.

Trata-se do “Espinho Surf Destination“. Gonçalo Pina, um dos organizadores, explica o objetivo do projeto. “Queremos comunicar a nossa cidade como sendo um ponto forte em termos de turismo e em termos de surf. Espinho tem das melhores ondas do Norte. É uma questão de explorarmos este diamante bruto, para conseguirmos combater a sazonalidade do turismo”.

Promovida pela Câmara Municipal de Espinho, a iniciativa revela a ambição de fazer da onda da praia da Baía uma onda de eleição nos circuitos internacionais de surf e, assim, “trazer uma nova esperança para o seu desenvolvimento económico futuro”. Dos eventos integrados no “Espinho Surf Destination”, Gonçalo Pina aponta o Pro Junior Europeu como sendo o projeto maior. O campeonato, que reúne 114 dos melhores atletas sub-20 do panorama internacional, teve início nesta quinta-feira, 26 de junho, e só terminará domingo, dia 29.

Espinho, um “sítio lindíssimo”

Marcelo Martins, organizador da iniciativa e diretor da Onda Pura, explica que esta “é a primeira etapa, com classificação de grau dois”, onde estão inscritos atletas, masculinos e femininos, de 16 nacionalidades diferentes. Marcelo Martins assegura que, apesar das condições pouco favoráveis no primeiro dia, que, de facto, não permitiram a realização de qualquer prova durante esse período, vai poder assistir-se, no tempo que resta, “a excelentes performances por parte dos surfistas, quer portugueses, quer europeus”.

Gonçalo lembra ainda que estão presentes, na competição, 28 atletas portugueses, alguns de renome lá fora, como Vasco Ribeiro e Miguel Blanco. Vasco, de 19 anos, é já uma grande aposta do surf nacional e “uma das promessas portuguesas ao título”. O atleta de Cascais diz ter sido muito bem recebido no “sítio lindíssimo” que é Espinho. Para o Pro Junior Europeu, de categoria máxima (duas estrelas), diz esperar, acima de tudo, que “seja um bom campeonato para todos e que seja um bom show de surf, que as pessoas aqui do Norte se possam divertir a ver e que possam puxar pelos portugueses”.

Atividades paralelas marcam o evento

Antes desta grande prova, porém, a Praia da Baía não esteve adormecida. No fim de semana de 14 e 15 de junho, foi palco da segunda etapa do Circuito de Surf do Norte. Foram 74 os atletas participantes e 624 as ondas surfadas, num circuito criado há mais de seis anos com o intuito de promover o desenvolvimento do surf na zona Norte.

Para os dias 21 e 22 estava prevista a realização da primeira etapa do campeonato Pro Junior Nacional. Contudo, para aproveitar as condições mais favoráveis, a prova concentrou-se num só dia, sábado, e nela subiram ao lugar cimeiro do pódio Miguel Blanco, de 18 anos, e Teresa Bonvalot, de 14.

O projeto integra, ainda, até 29 de junho, várias atividades paralelas aos eventos desportivos, tais como ações de sensibilização e de limpeza, workshops, batismos de surf e aulas de fitness. Nesta sexta-feira, dia 27, por exemplo, haverá um workshop de pinturas de pranchas, às 15h, uma demonstração de Tow In, às 17h, e uma sunset party, às 18h.