A intenção da campanha é recolher um milhão de assinaturas para impedir tráfico de carne e produtos derivados de baleia nos portos europeus.

A Sea Life Porto associou-se ao Fundo de Conservação Marinha da rede Sea Life e à organização Whale and Dolphin Conservation, numa campanha mundial que tem como objetivo pressionar o Parlamento Europeu a ilegalizar a passagem de barcos de transporte e comercialização de carne e outros derivados de baleia nos portos da União Europeia.

A Sea Life diz que “apesar de na UE já ser ilegal a utilização de carne de baleia, esta campanha coloca a nu as fortes ameaças que ainda existem sobre estes animais, e evidencia que, mesmo no contexto europeu, há ainda muito a fazer”. A Sea Life acredita que “impedir o tráfico nos portos europeus permitirá inviabilizar economicamente a caça destes animais”.

A caça comercial à baleia foi suspensa em 1986 em resultado de uma moratória acordada pela maioria dos países representados na Comissão Baleeira Internacional (CBI), organização competente em matéria de conservação e gestão das unidades populacionais de baleias a nível global.

Campanha também vai estar nas redes sociais

A campanha inclui uma ação nas redes sociais, em que os utilizadores são encorajados a partilhar video selfies com a reprodução do “choro das baleias”, de modo a despertar atenção para esta causa.

A Comunidade Europeia apoia a manutenção da moratória atualmente aplicada ao comércio baleeiro. Atualmente, são 23 os Estados­-Membros da UE signatários da Convenção Internacional para a Regulamentação da Caça à Baleia.

Ainda assim, alerta o Sea Life, “países como o Japão, a Noruega ou a Islândia continuam a agredir e a ameaçar seriamente a sobrevivência destes animais”, “como é o caso da baleia azul, uma das espécies mais ameaçada de extinção, e que ainda é possível encontrar nas águas dos Açores”, afirmam.

A petição, que será entregue à autoridades europeias, à União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e à Comissão Internacional da Baleia (CIB), pode ser assinada em todos os oceanários Sea Life.