O reggae chegou à Ericeira na quinta-feira, 26 de junho, mas foi na sexta que a sexta edição do Sumol Summer Fest acolheu mais festivaleiros. Milhares de pessoas de todos os pontos do país instalaram-se ontem no Ericeira Camping, juntamente com turistas que vieram à procura do ambiente caraterístico do festival.

O recinto abriu às 16h para receber os mais ansiosos, que se dedicaram às diversas atividades espalhadas pelo espaço. Entre as mais concorridas estiveram as pinturas faciais, os concursos no Skate Park e as tatuagens temporárias. A música proveniente da Dub Zone acompanhou as atividades através de Black Board Jungle, Jah Tubby’s feat. Macky Banton e Delmighty Sound, que deram o mote para uma noite de puro reggae na Ericeiras.

Os ânimos aqueceram ao fim da tarde com o início dos concertos no palco principal. A banda portuguesa Soul Rise, vencedora do concurso de bandas do festival, foi a primeira a atuar e abriu caminho para os cabo verdianos Supa Squad. O duo de dancehall e new roots reggae pôs toda a gente a mexer com um alinhamento altamente dançante.

O que esperar do segundo dia?

No dia 29 de junho, último dia do festival, o Sumol Summer Fest vai receber Anthony B, Popcaan, Angus & Julia Stone, Dengaz, D8 e DJ SlimCutz. Na Dub Zone estarão presendes os sound systems Blackboard Jungle, Sentinel Sound e Jah Version.

O ritmo não abrandou com a chegada dos colombianos Bomba Estéreo, que, com melodias com um toque latino e de eletrónica, têm conquistado grandes festivais internacionais como o Coachella, nos Estados Unidos da América, ou o festival espanhol Sonar.

Os australianos John Butler Trio levaram um estilo inconfundível que tem como inspiração artistas como Kurt Cobain, Sting e Stevie Wonder. O fundador da banda presenteou a plateia com solos de guitarra que provaram mais uma vez que, mais do que um vocalista, John Butler é um verdadeiro “one man band”.

Ao contrário do previsto, não foi Protoje quem seguiu o trio australiano, mas sim Ky-Mani Marley. O artista jamaicano subiu ao palco para mostrar que filho de peixe sabe nadar e, para além dos êxitos “Warrior” e “Hustle”, levou à Ericeira temas do pai, Bob Marley, como “Could You Be Loved”, “This Is Love” e “Simmer Down”.

Protoje continuou a representar a Jamaica no palco principal do Sumol Summer Fest. O nome do movimento “reggae revival” interpretou temas como “This is Not a Marijuana Song” e “Rasta Love”, este último com a participação de Ky-Mani Marley.