Muito superior à taxa nacional de 66% de investigadores aprovados. É assim que se posiciona a taxa de passagem de docentes da Universidade do Porto (UP) à segunda fase da avaliação de unidades de investigação científica nacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Quando chega a hora de a FCT decidir quem passa, a taxa de sucesso da UP é a mais elevada. Os dados publicados pelo organismo mostram que 82% dos investigadores da UP chegam à segunda fase em questão. Mais próximo estão apenas as universidades Nova de Lisboa (79%) e de Lisboa (73%).

A taxa de sucesso de aprovações para a segunda fase de avaliação da FCT, fase essa determinante para os investigadores garantirem um financiamento para as suas atividades de pesquisa, mostra que, nesse aspeto, a Universidade do Porto tem uma influência bastante considerável na investigação científica nacional.

Quem está na base da decisão de admissão ou não a esta etapa são “83 avaliadores de mérito e competência internacionalmente reconhecidos, provenientes de instituições estrangeiras”, revela a UP, em comunicado.