Mica Douro Opaz. O nome do filho de Ryan e Gabriella Opaz diz muito sobre este casal que chegou ao Porto há pouco mais de um ano para trabalhar na promoção do vinho local: “Nós gostamos do sítio, desculpem”, sorriu o americano perante a plateia que assistia ao lançamento de uma nova etapa na história do casal: a criação da marca 100% Fermentado em Portugal e do seu primeiro produto, um mapa das caves de vinho do Porto.

A ideia do salto – da promoção do vinho e gastronomia através do reconhecido blogue Catavino para uma aposta mais acentuada no turismo – surgiu depois de duas constatações. Primeiro: as estruturas de turismo estão desenhadas sobretudo para locais; segundo: os turistas não são maioritariamente locais.

No Cais de Gaia, Ryan olhava para o Porto e sentia-se algo perdido na paisagem. Do lado de lá dificilmente identificava onde estavam as principais caves de vinho do Porto. “Decidimos que íamos tentar resolver este problema”, contou o americano formado em Belas Artes e Escultura.

O mapa, totalmente desenhado à mão pelo designer José Miguel Cardoso, mostra Vila Nova de Gaia em duas perspetivas – paisagem e aérea – e ajuda a navegar pelas ruas da cidade fazendo uma ligação às sedes das empresas no Porto através de um desenho da típica marginal portuense e mostra ainda algumas referências mitológicas, monstros marinhos associados a mapas do século XVI, e figuras importantes da história do vinho do Porto, como o Barão de Forrester e Dona Antónia.

Uma peça de design e um souvenir

O objetivo é “guiar os turistas de forma simples”, fornecendo informações úteis como moradas, horários, contactos, estacionamento, acessibilidades, lojas de recordações, wi-fi, entre outras. Mas este mapa – que já pode ser comprado online por cinco euros e que deverá depois estar em algumas lojas da cidade – não se apresenta apenas como um mapa: é, segundo a família Opaz, um objeto de design e um souvenir que pode ser exposto ou apenas guardado para mostrar a amigos e familiares.

José Miguel Cardoso, 32 anos, conta como foi o processo de trabalho: “A primeira coisa que fiz foi ir ao lado de Gaia fazer uma prova de vinhos, porque, afinal de contas, o mapa é um pouco acerca disso, pus-me no papel do utilizador do mapa. Depois passou pelo levantamento das ruas de Gaia para a parte do mapa e, posteriormente, a parte mais longa e trabalhosa – mas também a que me motivava mais -, o desenho da paisagem do lado do Porto”.

E não seria mais útil fazer o mapa como aplicação para telefone? “Talvez partamos para essa solução em algum momento, mas, para já, achamos que fazia sentido assim”, respondeu Ryan Opaz.

O próximo produto da marca 100% Fermentado em Portugal ainda não está decidido: “Pode surgir amanhã ou daqui a seis meses. Depende dos problemas com que nos cruzarmos”. Já disponíveis estão também uma t-shirt com a frase “Port Wine Geeks”, por 15 euros, e um autocolante com o galo de Barcelos a beber vinho do Porto (“Como é que podemos ter o galo sem vinho?”,) por 1,99 euros, “coisas simples” que “fazem as pessoas sorrir” – outro dos objetivos do casal americano.

Ryan e Gabriella foram integrados na bienal Power List de 2013, feita pela revista Decanter, das 50 figuras mundiais mais importantes que vão influenciar o setor dos vinhos nos próximos dois anos. A Catavino, que começou como blogue amador há cerca de uma década, tem agora uma média de 33 mil visitas mensais, das quais 43% são dos EUA, e é a promotora da Digital Wine Communications Conference, que junta anualmente líderes de opinião e bloggers da área dos vinhos. Este ano, o encontro acontece em Montreaux, na Suíça, entre 31 de outubro e 2 de novembro.