O Parque de Ciência e Tecnologia da Maia foi o palco escolhido para o sorteio dos campeonatos profissionais da I e II ligas de futebol. Depois da polémica nas eleições da Liga de Clubes, que culminaram na reeleição de Mário Figueiredo, esta foi uma gala marcada pela ausência de muitos clubes, entre os quais o FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães.

Na primeira jornada, o campeão nacional SL Benfica recebe o Paços de Ferreira, que conta no seu comando técnico com o ex-treinador do FC Porto, Paulo Fonseca. Na estreia do campeonato, o Sporting desloca-se até à cidade dos estudantes para enfrentar a Académica, enquanto o FC Porto recebe, em pleno Estádio do Dragão, o CS Marítimo. De realçar também que o regresso do Boavista à I Liga acontece com a deslocação dos axadrezados ao reduto do SC Braga. Na última jornada, a equipa de Jorge Jesus termina o campeonato em casa, a 24 de maio, com uma receção ao CS Marítimo, enquanto o Sporting se desloca a Vila do Conde e o FC Porto recebe o recém-promovido Penafiel, para terminar a principal prova da época futebolística em Portugal.

Relativamente a jogos entre os grandes, destaque para o dérbi da 2.ª circular, logo à terceira jornada, tal como havia acontecido na última temporada, mas com a diferença de que nesta nova temporada, a 31 de agosto, o duelo se realiza no Estádio da Luz. Na sexta jornada, marcada para 28 de setembro, novo clássico em Lisboa, com o Sporting a receber o FC Porto. O último “jogo grande” da primeira volta realiza-se na 13.ª jornada, a 14 de dezembro, com a equipa de Julen Lopetegui a encontrar o Benfica, no Estádio do Dragão.

Taça da Liga

Existem quatro grupos nesta primeira fase da competição, dois com quatro equipas e os outros dois com cinco formações. A prova conta com a presença de 18 das 24 equipas que participarão na II Liga (as equipas B não participam na prova). No grupo A estão Desportivo de Chaves, Farense, U. Madeira e Oliveirense; no Grupo B estão Portimonense, Académico de Viseu, Sp. Covilhã e Freamunde; no Grupo C estão Olhanense, Tondela, Leixões e Oriental; enquanto no Grupo D se encontram o Desportivo das Aves, Beira- Mar, Feirense, Trofense e Atlético CP.

Neste sorteio foram também entregues prémios relativos à época 2013-2014: na II Liga, o FC Porto B arrecadou o prémio Fair Play; Bernardo Silva, do Benfica B, foi eleito o jogador revelação; Pires, do Moreirense, recebeu os prémios de melhor marcador e melhor jogador da competição; enquanto Quim, do Desportivo das Aves, foi eleito o melhor guarda-redes e Miguel Leal, ex-técnico do Penafiel e atualmente no Moreirense, foi considerado o melhor treinador da II Liga da última temporada.

Quanto à I Liga, o SL Benfica foi o grande vencedor da tarde, ao arrecadar três troféus: Jan Oblak foi eleito o melhor guarda-redes, Jorge Jesus o melhor treinador e Enzo Pérez o melhor jogador do campeonato. O prémio Fair-Play foi para a equipa revelação da prova, o Estoril Praia, enquanto William Carvalho foi considerado o jogador revelação da prova e Jackson Martínez foi galardoado com o troféu de melhor marcador.

Augusto Inácio: “Temos trunfos na manga para jogar no momento certo”

Nas reações ao sorteio, Augusto Inácio, representante do Sporting, elogiou o trabalho desenvolvido até ao momento pelo novo técnico do clube, Marco Silva, e revelou-se confiante relativamente à prestação leonina no próximo campeonato: “Temos é de pensar no que temos de fazer dentro de campo. Encaramos este sorteio com otimismo e confiança. Clássicos nas primeiras jornadas? Por nós é igual, para os nossos adversários não sei”, afirmou o dirigente.

Quanto a possíveis saídas de jogadores do plantel, como Rojo e William Carvalho, Inácio realçou que o Sporting está preparado: “Não estamos preocupados com saídas de jogadores. O mercado está aberto e há coisas que não conseguimos controlar, como as cláusulas de rescisão. Se sair alguém temos trunfos na manga para jogar no momento certo”.

Sílvio Cervan: “O Benfica não tem começado bem, mas queremos mudar isso”

Do lado benfiquista, o vice-presidente Sílvio Cervan não considerou o sorteio nem mais nem menos difícil para o atual campeão nacional, destacando que o Benfica irá continuar a respeitar todos os adversários e a entrar em todos os jogos para vencer: “Vai ser um campeonato muito duro, temos de jogar contra todos. Não adianta dizer se é mais fácil ou difícil. No ano passado fomos campeões e não vale a pena mudar o nosso azimute: respeito por todos os adversários e jogar sempre para ganhar. O Benfica não tem começado bem, mas queremos mudar isso. Só será possível chegar ao 34.º título se respeitarmos todos os adversários”, disse o responsável “encarnado”.

João Loureiro: “Foram seis anos de grande sofrimento”

Outro dos presidentes que esteve presente no sorteio da Liga foi João Loureiro, que não escondeu a emoção por regressar com o Boavista ao convívio com os grandes: “Hoje é um dia muito importante para os boavisteiros, porque é o nosso regresso à I Liga. Estou muito emocionado. Foram seis anos de grande sofrimento. O Boavista merece isto”, referiu o presidente aos jornalistas.

Quanto a objetivos para a temporada que se aproxima, o líder boavisteiro preferiu ser prudente: “O objetivo para a próxima época é consolidar o estatuto na I Liga. Estivemos seis anos de fora, enquanto outros continuaram e têm o estatuto mais consolidado. Para esta primeira época, o nosso objetivo é mesmo esse, consolidar o estatuto que historicamente temos na I Liga. Mais tarde queremos aproximar-nos daquele que era o nosso patamar na história do futebol português”.