A Universidade do Porto (UP) está em grande no desporto. Depois de, em 2012, ter batido o recorde de medalhas num ano letivo, com 140 no total, em 2013/2014 elevou a fasquia. Com os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Voleibol ainda por jogar, a UP leva já 155 medalhas.

Em conversa com o JPN, o diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), Bruno Almeida, garante que este recorde é fruto da UP: “Isto é uma consequência de um trabalho de há seis ou sete anos. A UP resolveu apostar e isto é um reflexo disso mesmo”.

O diretor do CDUP afirma, todavia, que grande parte dos créditos devem ser dados aos estudantes da UP, que “sentem cada vez mais a camisola”: “Os estudantes estão cada vez mais empenhados em representar a universidade e entendem esta participação como uma mais-valia no percurso académico. Este ano participaram 600 estudantes pela UP e sentimos que eles sentem muito orgulho em representar a instituição”.

Em relação ao futuro, Bruno Almeida confessa que será difícil a integração de mais desportos por parte da UP, uma vez participa em mais de 30 modalidades do calendário da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). “Nós participamos em cerca de 34 ou 35 modalidades. Estamos a abranger o máximo possível. O objetivo nos próximos anos será dar continuidade a esta onda e a este trabalho e proporcionar a estes estudantes a oportunidade de aproveitar a sua modalidade”.

O sucesso da UP no desporto tem vindo a crescer, mas Bruno Almeida recorda que as medalhas não são o principal enfoque da instituição nesta área: “Isto das medalhas é a parte mais vísivel, mas a parte de lazer é a parte mais importante para nós e aquela em que mais trabalhamos”.

Os CNU de Voleibol disputam-se a 16 de julho e a UP pode alargar o recorde estabelecido no presente ano letivo.