Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto (CMP), entrega esta quarta-feira, dia 9, pelas 17h30, as Medalhas Municipais. Pela primeira vez, a cerimónia acontece na Casa do Roseiral, nos Jardins do Palácio de Cristal.

A lista de medalhados foi aprovada por unanimidade e, depois de alguma polémica, Rui Rio vai mesmo receber a Medalha de Honra da cidade. Com ele, Vasco Graça Moura, em título póstumo, e Gilles Zeitoun, mentor do projeto “Ateliê de Criadores”.

A medalha a ser atribuída ao ex-presidente da Câmara, destina-se “a galardoar quem tenha prestado à Cidade do Porto, serviços ou concedido benefícios de excepcional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da actividade humana (ou ainda por relevante acto de coragem ou abnegação)”, lê-se no regulamento.

Ao agraciado, junto com a medalha, é concedido o título de “Cidadão do Porto”, no caso de singular; e à entidade colectiva o de “Benemérita do Porto”.

Ex-reitor Marques dos Santos recebe Medalha de Mérito

Já as medalhas de Mérito (Grau Ouro), este ano, são atribuídas a Alcino Soutinho, João Lopes Porto, Diogo Vasconcelos e Hernani Gonçalves – as quatro em título póstumo-; Miguel Guedes, Ilídio Luís Balonas Palheta, António Marquez Filipe, Fernando Sollari Allegro, António Gomes de Pinho, António Lobo Ferreira, Avelino Gonçalves, João Alves Dias e o ex-reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos.

A investigadora do Ipatimup Raquel Seruca, o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a UNICEPE – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto também serão distinguidos.

No Grau Prata, a medalha de Mérito chega a Maria Amélia Canossa, a quem já tinha sido atribuída também em 2013. Já pelo “Valor e Altruísmo”, são medalhados o Frei Bernardo Domingues e a Irmandade dos Clérigos; enquanto que pelo “Valor Desportivo” é João Trigo quem é destacado.

Os comandante António Leitão da Silva e Manuel Rebelo de Carvalho são presentados com a medalha de Ouro dos “Bons Serviços” e a Manuel Parques Teixeira dos Santos (em título póstumo), cabe a de prata.

Entrega das medalhas carece de parecer favorável da Assembleia Municipal

As Medalhas Municipais “destinam-se a distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos e ainda funcionários do município, pelo desempenho das suas funções”. Conforme o regulamento, a sua atribuição compete à Câmara, por proposta da Assembleia Municipal, do Presidente da Câmara Municipal ou de qualquer vereador e carece de parecer favorável da Assembleia Municipal.

Este ano, segundo comunicado da Câmara, “a entrega das condecorações está associada à entrada no dia 9 de julho de 1832 das forças liberais no Porto, lideradas por D. Pedro IV, apanhando de surpresa o exército miguelista que haveria de as submeter ao prolongado Cerco do Porto”.

Pode consultar aqui a lista dos antigos medalhados.