Quando era criança, Lourenço Ferreira, criador do Kampion Card Game, tinha, como milhões de crianças, jogos de cartas e cromos. Anos mais tarde, depois de um momento de nostalgia, teve a ideia de levar a magia das cartas ao mundo do futebol. Em cada carta, um jogador, uma ilustração. E estão lá todos: Zidane, Drogba, Ribery, Diego Simeone, Roberto Carlos…

Apesar de serem estrelas do desporto rei, os jogadores retratados adotam nomes de personagens emblemáticas como Shakespeare, Gaudí ou Kafka, o que, segundo Lourenço, “acrescenta uma camada extra de interesse”. Tudo por causa dos direitos de imagem. “Qualquer semelhança com pessoais reais, vivas ou mortas, é pura coincidência”, anota.

Já são mais de 150 ilustradores de 56 países os participantes deste projeto, e “este número só tende a crescer”. “O critério é o talento”, refere Lourenço. “Inicialmente fui eu a contactar centenas de ilustradores. Hoje em dia é ao contrário, sou contactado por artistas que querem entrar”. A escolha do jogador fica ao critério do artista, pelo que acabam por surgir atletas de todos os cantos do mundo. Depois as cartas são votadas na página do Kampion no Facebook.

Lourenço chama-lhe “galeria de arte jogável”, e não é só para entusiastas de futebol, mas para qualquer pessoa: amantes de jogos de mesa e até fãs de ilustração e desenho. Na verdade, diz o criador do projeto, “uma imagem romantizada dos jogadores pode suscitar o interesse por parte de quem não nutre qualquer tipo de afeto pelo futebol”.

Quando se junta um grupo de amigos, há três modos de jogo: o Tradicional, o Evolution e o Revolution. O jogo foi concebido “para ser divertido de se jogar e agradável de se olhar”, confessa Lourenço. No site do Kampion, pode fazer-se download dos respetivos livros de regras.

Atualmente, o Kampion procura financiamento através de uma campanha de crowdfunding. Os potenciais jogadores podem adquirir um ou mais baralhos através de uma quantia simbólica ou adquirir gratuitamente as cartas em formato PDF. À semelhança de outras campanhas, os pedidos só serão respondidos e o projeto só receberá o dinheiro se o objetivo proposto seja cumprido.

Para o futuro, Lourenço planeia a venda do produto em lojas e a expansão da marca.