Natalia Rodriguez sempre gostou de navegar na Internet em busca de “ideias e produtos criativos”, mas nas suas viagens encontrava frequentemente uma lacuna: “Estava tudo demasiado disperso”. Daí surge o ponto de partida para o Creatycle, uma plataforma que quer juntar no mesmo espaço artesãos, designers e criativos portugueses e espanhóis que fazem obra a partir de materiais reciclados: “A minha ideia foi centralizar tudo numa plataforma, onde quem vá saiba que encontra produtos reciclados, criativos, originais e únicos”.

Este marketplace – que deve estar online daqui a cerca de dois meses no endereço creatycle.com – vai permitir que cada utilizador tenha um perfil e possa fazer upload das suas criações, com uma explicação das peças (com que material foram criadas, como, etc.) e um preço de venda. A utilização será inicialmente gratuita e deverá depois passar a haver uma taxa de participação, que vai variar de acordo com o número de peças.

“Criar comunidade”

“A ideia é criar uma comunidade à volta deste tema e também tornar estes produtos mais próximos de pessoas que não frequentam feiras ou mercados e que por isso não chegam a estas criações”, explicou ao P3 a madrilena de 27 anos que se mudou para o Porto em novembro para desenvolver esta ideia.

A plataforma Creatycle foi desenvolvida em parceria com a empresa FYI e contou com o apoio da ReadyMind – Associação Português de Resíduos Reutilização através da Arte e Design e da Portugal Lovers, entre outras entidades portuguesas.