“As pessoas surdas têm um movimento intenso e de grande autenticidade, o que é uma grande aprendizagem para os outros intérpretes”, diz a criadora da peça e diretora da Companhia Instável, Ana Figueira. Por isso, “o processo tem sido muito enriquecedor com um grande envolvimento e generosidade de todos”.

O “processo”, como diz Ana Figueira, tem como finalidade o espetáculo de dança contemporânea “Segredo Secreto”, que une em palco bailarinos e surdos, com o objetivo de “criar um trabalho sobre comunicação, tendo por base o movimento – seja o movimento dançado, seja a língua gestual”.

“Desde sempre fiquei fascinada ao assistir a conversas por gestos. A língua gestual é uma forma de comunicar que em muitos sentidos tem algo a ver com a dança”, afirma Ana. Ainda assim, o conceito não é novo: “Segredo Secreto” é uma recriação de uma peça que esteve em palco há 15 anos, com outros bailarinos e outros surdos.

O espetáculo será apresentado no Teatro Municipal Campo Alegre, no âmbito da parceria institucional estabelecida entre a Companhia Instável e a Câmara do Porto. Estará em cena para maiores de 6 anos apenas nos dias 17 e 18 de julho, às 21h30, e no dia 19 às 16h00 e às 21h30.

Em cada uma das apresentações participa um solista diferente: Elisabeth Lambeck no dia 17; Mafalda Deville no dia 18; Ricardo Machado no dia 19 às 16h e Ana Rita Simões no dia 19 às 21h30.