Ao longo de dois dias, Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vai ser um pólo de atração de todos os entusiastas de música tradicional. O Festival Folk Celta encarregar-se-á de fazer isso mesmo, na Praça Terras da Nóbrega, naquela que é a sétima edição do evento.

Os concertos que preenchem o cartaz vão decorrer em dois palcos com funcionamento alternado e que vão ter as margens do Rio Lima e do seu afluente Vade como cenário. O principal, o Palco Somersby, abre nesta sexta-feira, 25 de julho, com os Música Profana.

Bilhetes

Os bilhetes diários custam 5 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do festival ou pelo Facebook ou site do evento.

O resto do dia fica entregue a Sebastião Antunes & A Quadrilha, “um coletivo português que funde a música tradicional com a folk”, informa a organização, e a Milladoiro, grupo com mais de 20 anos de carreira que vem diretamente da Galiza. Ainda no Palco Somersby, mas desta vez a 26 de julho, atuam Isga Collective, que dividirão protagonismo com a galega Lorena Freixeiro; Kepa Junkera, vencedor do Grammy Latino para melhor álbum folk em 2004; e os portugueses Uxu Kalhus.

No outro palco do festival, o Bricelta, dedicado aos novos talentos da música folk e celta, todas as atuações serão feitas democraticamente. A razão é simples: foi o público que as escolheu, numa votação online. Desta forma, Myrica Faia e Espiral tomam conta do primeiro dia, enquanto Swing Station e aCordaPele tratam do segundo.

A par de toda a animação musical, o Festival Folk Celta terá ao dispor dos visitantes a Feira Alternativa, que, a partir da tarde, tem entrada livre. “Cerveja artesanal, licores tradicionais, vinhos, queijos e enchidos da região, sabonetes artesanais, óleos e unguentos naturais, entre outros produtos manufacturados”, são algumas das atrações preparadas para o público.