No University Ranking by Academic Performance, elaborado pela Middle East Technical University (METU), uma universidade técnica internacional sediada na Turquia, e numa amostra das duas mil melhores universidades do mundo em 23 áreas científicas, a Universidade do Porto (UP) fica no top 100 mundial em duas delas: Engenharia e “Built Environment and Design” (Urbanismo e áreas conexas).

Em Engenharia, a UP posiciona-se como a 77.ª melhor do mundo, enquanto que em “Built Environment and Design” o lugar ocupado é o 92.º. Quando se fala no top 100 da Europa, nestas duas áreas, a classificação, como seria de esperar, ainda é melhor, com um 17.º e um 39.º lugares, respetivamente.

Na verdade, quando se faz uma análise apenas do ranking europeu, a UP integra o top 100 de vários campos científicos, além daquelas duas áreas: Ciências do Ambiente (45.ª), Química (48.ª), Tecnologia (54.ª), Ciências Agrárias e Veterinárias (58.ª), Ciências da Educação (64.ª), Biologia (77.ª) e Ciências de Computadores e da Informação (86.ª).

Para esta avaliação, estão em causa indicadores de produtividade científica, “nomeadamente a quantidade, a qualidade e o impacto internacional dos artigos científicos publicados pelos investigadores de cada universidade”, informa a instituição, em comunicado.

Por estas razões, a UP é a única universidade portuguesa a entrar no top 100 europeu (94.ª) e, entre as nacionais, a melhor posicionada mundialmente (219.ª).