Os fãs de jazz não poderiam receber melhores notícias para o pico do verão que se aproxima. Ao longo de todos os sábados de agosto, os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, vão receber a terceira edição do “Porta-Jazz ao Relento”.

Organizado pela Associação Porta-Jazz, em parceria com a Câmara do Porto (CMP), através da Porto Lazer, o evento promete cinco concertos intimistas, ao ar livre, com entrada gratuita. Os espetáculos começam sempre às 22h e arrancam já neste sábado, 2 de agosto, com o Quinteto Eduardo Cardinho.

No dia 9 serão mais artistas a pisar o palco, já que subirá lá o sexteto de Miguel Moreira. “‘Câmbio’ é o seu primeiro trabalho discográfico, onde se afirma como compositor e improvisador. Em palco, Miguel Moreira faz-se acompanhar por músicos que admira e com quem tem uma grande afinidade e cumplicidade musical, permitindo assim a procura do equilíbrio entre música escrita e improvisada”, informa a organização.

Os dois sábados seguintes, 16 e 23 de agosto, ficarão marcados pelas atuações de dois quartetos. Primeiro os MAP de Paulo Gomes, que editaram este ano o primeiro CD. Depois, o grupo liderado pelo contrabaixista Miguel Ângelo.

A fechar o “Porta-Jazz ao Relento” estará, a 30 de agosto, uma “Espécie de Trio”, de Hugo Raro, António Torres Pinto e Filipe Teixeira, com canções dos anos 70 e 80 do século passado, “arranjadas à sua moda”. O público pode contar, portanto, com revisitações a Zeca Afonso, Chico Buarque, Pink Floyd ou Tom Waits, por exemplo.