Regressa ao Porto já nesta sexta-feira, 1 de agosto, o “Festival Varandas“, evento que convida todos os portuenses e quem visita a cidade a passar o serão daquele dia da semana a olhar para cima.

Será lá que tudo se passará, ou seja, nas varandas, janelas e terraços de vários edifícios da Invicta. Durante todas as sextas-feiras de agosto (e na primeira de setembro), sempre a partir das 22h, a Câmara do Porto (CMP), através da Porto Lazer e da Associação das Coletividades do Concelho do Porto, proporciona momentos de animação cultural gratuita, com sessões de música, teatro, dança e poesia.

Programação paralela aos sábados

Paralelamente à programação principal do “Festival Varandas”, estão preparadas atividades para ocupar todos os sábados de agosto dos mais pequeninos. Sempre a partir das 10h, a organização vai proporcionar, por exemplo, o teatro infantil “Varandinha” ou o “Varandas com História”, um percurso histórico guiado por varandas da cidade. As informações destas e das outras atividades do evento podem ser consultadas aqui.

No primeiro dia do mês há um concerto de música tradicional portuguesa dos Pedra D’Audiência, na Rua das Flores, junto aos Caldeireiros. Registo que, na verdade, será para manter, já que, no dia 15, Rita Ruivo traz o Fado à Praça das Cardosas.

Mas na sexta-feira anterior, a 8 de agosto, há poesia teatral de XaTa Poesia, na Rua das Flores, junto à estação de S. Bento. Voltando lá à frente, a 22 de agosto, a música volta a ser o prato da noite, com os nortenhos Prana a atuarem na Cordoaria (junto ao coreto).

A 29 de agosto há, em Miragaia, “CacoSinfonia Russa”, uma peça de teatro de Patrícia Queiróz e Pedro Luzindro. E, por fim, naquela que é a única sexta-feira do evento que acontece em setembro, “2 ao Quadrado” e Diana Azevedo trazem música tradicional e baile europeus aos Clérigos, junto à porta do Olival.