Sempre que uma garrafa é colocada na máquina, um dispensador automático de comida liberta uma certa quantidade de ração. A empresa turca Pugedon lançou recentemente esta espécie de vending machine que é um verdadeira solução dois em um: incentiva a reciclagem ao mesmo tempo que ajuda a alimentar animais de rua.

A máquina foi colocada num parque da cidade de Istambul para que as pessoas pudessem testá-la: quem recicla está não só a ajudar o ambiente como a contribuir para alimentar cães e gatos que vivem nas ruas. Além do dispensador para ração há também uma taça para água que os cidadãos podem encher com o que restar das garrafas ou com água propositadamente levada para esse efeito.

Em Istambul, onde habitam 14 milhões de pessoas, há cerca de 150 mil cães e gatos de rua, avança o site Big Think. Os turcos não têm um historial simpático no que diz respeito aos direitos dos animais: em 2012, o Governo propôs uma lei que previa o envio de cães de rua para “parques de vida selvagem” na periferia da cidade, mas a indignação de ativistas da causa animal acabou por fazer a proposta cair. Esta proposta – lembraram na altura os ativistas, citados pelo mesmo site – fazia lembrar uma outra lei, de 1910, que possibilitava o envio de animais abandonados para uma ilha sem qualquer alimento disponível.

O produto da Pugedon, registado em fevereiro, começa agora a chegar a outras cidades turcas como um projeto sócio-ambiental e com o apoio de ativistas, veterinários e marcas de ração, que já se associaram à causa. Ainda não há informações quanto à comercialização do produto e possível exportação para outros países.