Já estão a decorrer – e permanecem abertas até 19 de setembro – as candidaturas ao Programa de Estágios Jovens Animadores do Museu da Eletricidade (PEJAME), desenvolvido pela Fundação da Juventude em parceria com a Fundação EDP e o Museu da Eletricidade.

Segundo a organização, esta oportunidade servirá para “proporcionar aos jovens um aprofundamento dos seus conhecimentos técnico-científicos, através do contexto real de funcionamento do Museu da Eletricidade, em Lisboa”.

Seguro de acidentes incluído

Os jovens que integrarem o PEJAME são também reembolsados nas despesas de transporte – até ao máximo de 45 euros por mês – e abrangidos por um seguro de acidentes.

Desta forma, o conceito de “jovens” idealizado por quem promove o PEJAME contempla todos os estudantes universitários (licenciatura, mestrado, pós-graduação) entre os 18 e os 25 anos. São estes que se podem candidatar, ainda que o concurso dê preferência àqueles que provenham de cursos com componentes em Ciências (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química) ou Artes (Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural).

Num segundo plano, valoriza-se o domínio da língua portuguesa, a fluência numa segunda língua e o facto de se residir na Área Metropolitana de Lisboa. Os estudantes que integrarem o PEJAME terão direito a uma bolsa de estágio de cerca de 240 euros por mês, já a partir do período de formação inicial, que corresponde a três semanas, no máximo, a tempo parcial, no Museu da Eletricidade. No fim desse período serão selecionados os jovens a frequentar o estágio em si, que tem uma duração de seis meses. As candidaturas podem ser feitas aqui.