“Tendo em vista criar uma identidade visual dos atletas que representam o país em missões olímpicas”, o Comité Olímpico de Portugal (COP) decidiu “abrir um concurso para a conceção e desenho da imagem gráfica e da mascote da Equipa Olímpica de Portugal”.

As candidaturas [aqui pode encontrar o regulamento e a ficha de inscrição] devem ser enviadas de 1 de setembro e até 6 de outubro de 2014 para o endereço de correio eletrónico [email protected].

Cada um dos concorrentes só pode apresentar uma proposta e ao vencedor será atribuído um prémio no valor de cinco mil euros e oferecida uma viagem, com estadia paga, ao Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça.

O júri será designado pela Comissão Executiva do COP e avaliará as propostas de 7 a 10 de outubro. Em conta, terão fatores como a “coerência e harmonia na imagem da mascote, símbolo e logótipo da Equipa Olímpica de Portugal”, a criação de uma “imagem intemporal, jovem e apelativa” e de ideias que promovam o “apoio permanente” à equipa nacional.

Depois da seleção das três melhores propostas, estas serão disponibilizadas na página de Facebook do Comité de 11 a 20 de outubro para votação online, pelo público, através do botão “gosto”. Por fim, o vencedor será encontrado, diz o regulamento, tendo em conta 55% da votação pela Comissão Executiva do COP e 45% da votação na página do Facebook do COP.

Com esta iniciativa, o COP pretende apoiar a Equipa Olímpica de Portugal, através da “divulgação de uma imagem mobilizadora a ser utilizada em materiais promocionais”.