É por um lugar ao sol, ou melhor, à lua, que as bandas selecionadas para os Rituais Emergentes lutam. Só existem duas vagas para atuar nas Noites Ritual – festival portuense de música marcado para 19 e 20 de setembro – e também dois dos 16 conjuntos que integram a “competição” começam já nesta quinta-feira, entre as 22h e as 00h30, a tentar a sua sorte, no espaço exterior da estação de metro da Trindade.

A iniciativa – de participação gratuita – que vai decorrer em todas as sextas-feiras e sábados de agosto (só o primeiro dia é que arranca a uma quinta-feira), sempre com dois grupos a atuarem por noite, acontecerá, nos dias 15, 16, 29 e 30 de agosto, a exemplo do dia inaugural, junto à estação de metro da Trindade. A 22 e 23 de agosto, o palco muda-se para o espaço exterior da estação de metro de São Bento.

As bandas vencedoras terão direto a uma recompensa de 1500 euros, mas, mais do que isso, a abrir os dois concertos principais das Noites Ritual. Convém referir que Blind Zero e David Fonseca são os nomes confirmados para a edição deste ano do evento, que decorrerá em simultâneo com a Feira do Livro do Porto, nos jardins do Palácio de Cristal.

Aqui ficam os nomes dos 16 grupos que participam nos Rituais Emergentes: 51, Memory Lane; Comboio Fantasma; Pitch; The Crawlers (PT); Sofá de Freud; Os Rajás; Munchies; malcontent; Deep Streak; miguelmilcontos; Sete Pedras Na Mão; Matina Vil; O Abominável; Morto Coltese; Bearbug; O Incrível Homem Bomba.