A Casa da Música quis juntar música e sol e democratizar os concertos. O “Verão na Casa” saiu à rua e ofereceu cultura para todos, em vários locais da cidade do Porto. Mas ainda não acabou: ainda que esteja perto do fim, estão reservados mais dois concertos nos próximos dias 5 e 6 de setembro, a ter lugar na Avenida dos Aliados.

“O ambiente de partilha e experimentação domina o concerto da StopEstra!”, que atuam a 5 de setembro, “enquanto a Orquestra Sinfónica celebra as sonoridades do Oriente” a 6 de setembro, pode ler-se na agenda do ciclo de concertos de verão, iniciado em junho deste ano.

Conhecida como a “maior banda rock do mundo”, StopEstra! surge de uma parceria do Serviço Educativo da Casa da Música e do Movimento de Músicos do STOP, que reúne cerca de 100 músicos – amadores e profissionais –, e sobe ao palco da Avenida a partir das 21h30.

Já a Orquestra Sinfónica do Porto, a quem fica encarregue o espetáculo do segundo dia, conta com direção de José Eduardo Gome e antecipa “um concerto festivo e feito de grandes sucessos do cinema”, em que “as mil e uma noites figuram como pano de fundo num programa pleno de exotismo e com muitas histórias para contar”.

Também às 21h30, prevê a inclusão de peças como a suite de “Lawrence da Arábia”, por Maurice Jarre; a suite orquestral de “Aladino” da Disney, por Alan Menken; e “Bacanal” de “Sansão e Dalila” por Camille Saint-Saëns. Ambos os concertos são de entrada livre.