É entre a “Liberdade” e a perspetiva do “Futuro”, os temas deste ano, que começa esta sexta-feira, 5 de setembro, a Feira do Livro do Porto. Este ano, mais festival que feira, o evento apresenta-se com a chancela total da Câmara Municipal, o que não acontecia “em mais de 80 anos”.

Horário

A entrada é livre e a feira está acessível de segunda a sexta, em que abre às 16h e ao fim-de-semana, em que abre às 12h. Por fim, os pavilhões encerram as portas às 22h, de domingo a quinta-feira, e uma hora mais tarde, às sextas-feiras e sábados.

Até 21 de setembro, altura em que o evento fecha as portas, a programação é variada, para fazer jus à designação. Para além dos livros (há 107 pavilhões com obras a preço de saldo) e das tertúlias, com nomes como Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia ou Lídia Jorge, há ainda cinema, debates, exposições e atividades para os miúdos. Sem esquecer ainda as “spoken word”, com Osso Vaidoso ou Capicua, a dominar as palavras.

Vasco Graça Moura homenageado na edição deste ano

Mas a partir das 22h de dia 5, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, acontece desde logo uma sessão “com música e um cordão de leitura”, na qual serão recordados alguns textos de Graça Moura.

O poeta, falecido este ano mas “uma figura que a cidade (…) jamais poderá esquecer”, diz a instituição em comunicado, é o escritor homenageado desta edição e a ele será dedicada, “simbolicamente, uma tília”, que habitará os jardins a partir desse dia.

Também a edição de 11 de setembro das Quintas de Leitura, “Todo o poema é perfeitamente impuro”, será dedicada a Vasco Graça Moura. É que a iniciativa, presença assídua do Teatro Campo Alegre, será integrada no evento e pela proximidade geográfica, será a Biblioteca Almeida Garrett a acolher as duas edições previstas: a anteriormente referida e a de 18 de setembro, “O futuro é tão antigo como o passado”.

Ainda não se testou o sucesso da ideia, mas as perspetivas são boas. Afinal, até está já garantida a próxima edição, em 2015, com “inspiração” assegurada: Agustina Bessa-Luís será a autora homenageada no próximo ano.