O Festival de Micrometragens do Brasil, Celucine, divulga as melhores produções audiovisuais feitas em plataformas digitais e já vai na sexta edição. Este ano, pela primeira vez, está a aceitar candidaturas (aqui) de trabalhos de todos os países de língua portuguesa, até 2 de novembro.

O festival aceita vídeos de todos os temas, desde que enquadrados em uma de três categorias: Ficção, Documentário ou Animação. A duração das micrometragens é variável entre 30 segundos e três minutos (que não podem ser excedidos e devem incluir os créditos) e estas devem ser gravadas através de telemóveis, “tablets”, máquinas fotográficas ou câmaras digitais.

Segundo o regulamento, “não há limite de filmes inscritos por participante ou para inscritos a cada nova chamada para seleção”, mas “para cada filme deverá ser realizada uma inscrição em separado”. As produções devem ainda ser inéditas e gravadas no ano corrente, 2014, mas não é necessário ser profissional. Estudantes e amadores também podem participar, desde que tenham mais de 16 anos.

Cinco mil reais para o primeiro prémio de cada categoria

O júri é composto por três membros “indicados pela comissão organizadora, escolhidos entre profissionais e personalidades de reconhecido mérito no setor cultural, audiovisual e de comunicações”. Avaliarão as obras tendo em conta a “adequação e exploração do género”, o “valor estético e artístico” ou ainda a “qualidade técnica”.

Os cinco finalistas de cada categoria serão depois anunciados no dia 10 de novembro e os vencedores no dia 27 do mesmo mês. Os primeiros lugares de cada categoria ganham cinco mil reais – cerca de dois mil euros.

O festival de Micrometragens surgiu em 2008, no Rio de Janeiro. Esta edição, no entanto, expande-se até São Paulo, com oficinas gratuitas sobre difusão do audiovisual nas redes sociais e plataformas digitais.