Para os fãs do Vinho do Porto, há uma nova data para apontar na agenda: 10 de setembro é, a partir deste ano, o dia oficial da bebida. A data de comemoração foi instituída pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) “como forma de homenagear os viticultores, os comerciantes” e todos os intervenientes que permitem que esta bebida produzida nas ‘margens do Douro’ continue a fazer sucesso por cá – mas também lá fora, afirma presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.

Porquê 10 de setembro?

A escolha do dia está relacionada com o facto de ter sido precisamente a 10 de setembro de 1756 que foi criada a Região Demarcada do Douro, por intermédio da fundação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro pela mão do Marquês de Pombal.

Cada vez mais um “embaixador da região, da cidade e do País no mundo”, o vinho do Porto, continua a ser bebida de eleição de mercados nacionais e internacionais. Para além de Portugal, França, Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América e Grã-Bretanha, são os países mais amantes deste néctar, comprando mais de 80% da produção.

Ainda assim, refere Manuel, “há muito trabalho a fazer” quer na “sustentação” quer na “diversificação” de novos mercados, encontrando “formas de penetrar com os produtos de valor acrescentado, em particular as categorias especiais de vinho do Porto”.

Números

De janeiro a junho deste ano, foram vendidos 141 milhões de euros de vinho do Porto, mais 2,3% do que em igual período do ano passado. Novaes Cabral, que diz estarem a “caminho da valorização do produto”, acredita ainda que as vendas deverão aumentar ainda mais nos últimos quatro meses do ano, período durante o qual a comercialização de vinho do Porto costuma ter um acréscimo na ordem dos 40%.

Seminário no Porto assinala primeira celebração da data

Em honra da primeira edição da celebração desta data especial para o Vinho do Porto, o IVDP está a organizar um seminário na cidade que lhe dá nome. Acontece precisamente dia 10 de setembro, a partir das 09h, e pretende ser um “grande encontro de especialistas, jornalistas, produtores, empresas e apaixonados pelo vinho do Porto”.

Aberto ao público, durará até ás 13h – sempre em inglês – e albergará a discussão de temas como os “Desafios do Mercado Asiático” – que se espera promissor para o Vinho do Porto – e “O Futuro da Harmonização da Gastronomia e Vinhos”.

Entre os oradores internacionais estão, entre outros especialistas, a Master of Wine Debra Meiburg, que chega de Hong Kong e é considerada “a sétima mulher mais influente do mundo do vinho”; assim como Ferrán Centelles, que foi sommelier do “conceituado restaurante espanhol elBulli”.

E depois da teoria, o melhor: as provas. A partir das 15h, os produtores promovem uma prova de vintages da primeira década do séc. XXI. Afinal, durante a tarde “os protagonistas serão os produtores”.