No total, o Teatro Nacional São João (TNSJ) esteve cinco anos entaipado e cerca de 13 meses em obras. Foi durante esse período que o Porto esteve privado de ver o espaço na sua plenitude. No entanto, a partir desta sexta-feira, 12 de setembro, a cidade volta a ver a “cara” do edifício, com a tradicional oferta cultural e, agora, uma renovada vista arquitetónica.

Com dois séculos de existência, a estrutura do TNSJ recebeu uma intervenção de restauro da fachada, cofinanciada, em 85%, pelo ON.2 – O Novo Norte, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). Este financiamento foi de “677.533 euros, sendo que o investimento cofinanciado totaliza 795.382,77 euros”, informa a assessoria do TNSJ, em comunicado. Contudo, o processo completo de renovação do edifício teve um custo de cerca de 960 mil euros.

Para todo o empreendimento contribuíram a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), a Comissão de Coordenação da Região Norte, a Câmara do Porto e a secretaria de Estado da Cultura. Na operação de restauro em si, estiveram a Direção Regional de Cultura do Norte, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto de Construção da FEUP.

A cerimónia oficial de apresentação plena do Teatro Nacional São João está marcada para as 18h desta sexta-feira, com a exibição de um documentário, de Paulo Américo, sobre o restauro do edifício, intitulado “Restauro: O Teatro em obra”.