Não é só na parte degustativa que o Vinho do Porto dá cartas. Desta vez, a bebida que até já ganhou direito a um dia próprio, “patrocina”, também, uma prova desportiva. Entre 19 e 21 de setembro realiza-se, desde a Alfândega ao Douro Vinhateiro, a primeira edição do Rali do Vinho do Porto.

Na verdade, o percurso específico ainda não é conhecido e só será revelado aos participantes na partida de cada etapa, mas, desta forma, quem quiser assistir ao ajuntamento das viaturas sabe que poderá fazê-lo em frente ao edifício da Alfândega do Porto, a partir das 15h.

E não será de espantar que haja muito interesse em marcar presença nesse momento, dado o perfil específico dos carros autorizados a entrar no rali. Segundo a competição, já inscrita no calendário oficial da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), podem concorrer automóveis clássicos, fabricados até 1974.

Desta forma, “de acordo com o ano de fabrico das respetivas viaturas, os participantes serão divididos em cinco categorias (Vintage, Pós-Vintage, Pós-Guerra, Pós-1960 e Pós-1970), tendo de disputar várias provas de regularidade e verificação de média absoluta ao longo do percurso, num total de cerca de 250 quilómetros”, informa a organização, em comunicado.

Organização essa que está a cargo da Vintage Celebration, editora da revista Auto Vintage, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e da Câmara do Porto, através da Porto Lazer.