“Transformar a aprendizagem da matemática numa experiência aliciante e inovadora” é o desafio a que se propõe o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), com a iniciativa “Matemática, por onde andas?”.

Em equipa, para apelar ao “espírito de entreajuda e troca de ideias, essenciais para a resolução dos problemas” propostos, os estudantes serão desafiados pelos docentes do Departamento de Matemática do ISEP em duas sessões, dirigidas essencialmente aos cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia. Acontecem nos dias 17 e 18 de setembro, das 11h às 13h.

O objetivo é motivar o sucesso escolar dos alunos que agora chegam à instituição e mostrar-lhes “a utilidade do estudo da matemática num curso de engenharia”, nem sempre reconhecida pelos estudantes e normalmente vista como “um bicho-de-sete-cabeças”. Esta “é uma matéria transversal a todas as unidades curriculares dos cursos e necessária ao avanço tecnológico”, refere a instituição, em comunicado.

Atividade desvenda “aplicação real da matemática no dia-a-dia”

O projeto

Matemática, por onde andas?” faz parte do projeto “Matemática Fora de Portas”, criado em 2012, que tem como principal objetivo aproximar a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real. Fruto da parceria do ISEP com a Câmara do Municipal do Porto, este projeto já foi distinguido pelo Ensino de Futuro 2013, no âmbito dos “Prémios de Reconhecimento à Educação”, na categoria “Inovação Pedagógica”.

Afinal, “é com a união do conhecimento científico e da lógica de raciocínio que estes novos alunos se transformarão em engenheiros”. E por isso mesmo, com esta atividade “terão a oportunidade de relembrar alguns conceitos matemáticos” assim como perceber a “aplicação real da matemática no dia-a-dia”, “em projetos de engenharia em áreas como a robótica e a eletrónica”.

Uma vantagem que contribuirá de certo para “o sucesso escolar dos jovens e, futuramente, para o êxito nas suas carreiras profissionais e vidas pessoais”. Apesar desta ser uma iniciativa dirigida aos alunos do primeiro ano destes cursos, o projeto está aberto a todos os interessados em participar. Até agora, estas “ações de Matemática” do ISEP envolveram cerca de 1600 alunos.