Aproveitando a realização, até domingo, da Feira do Livro do Porto nos jardins do Palácio de Cristal, as Noites Ritual instalam-se, na sexta-feira e no sábado, no mesmo local, para trazer aos portuenses e a outros melómanos, aquele que é um dos festivais com mais tradição na cidade.

O facto de decorrer nesta altura do ano e em paralelo com outro evento, permite o regresso do modelo de entrada gratuita nas Noites Ritual, algo que durante algum tempo foi interrompido. Desta forma, a partir das 22h30 de sexta-feira, vai assistir-se a música “exclusivamente nacional” e ao “lançamento de novos projetos musicais do Distrito do Porto”, salienta a Câmara do Porto, em comunicado.

Neste caso representada pela Porto Lazer na organização do festival, a autarquia relembra que na abertura dos dois principais concertos das Noites Ritual estarão os dois grupos vencedores do concurso Rituais Emergentes. Assim, The Crawlers atuarão a 19 de setembro e O Incrível Homem Bomba a 20 de setembro.

Respetivamente, antecedem os concertos dos cabeças de cartaz deste ano, Blind Zero e David Fonseca. No caso da banda liderada por Miguel Guedes, será a terceira participação naquele que é o festival de música mais antigo do Porto, depois das atuações de 1998 e 2009. No entanto, nenhuma será tão especial como a de 2014, altura em que o grupo celebra 20 anos de carreira.

David Fonseca pisará o palco das Noites Ritual pela segunda vez, após uma presença em 2007. Importa referir que o festival existe desde 1992 e, segundo dados da Câmara do Porto, ao longo de 22 edições, deu a conhecer mais de 250 bandas ao público da cidade.