O festival Harmos Plural já ganhou o seu espaço como um dos principais difusores daquilo que melhor se faz, a nível mundial, no Ensino Superior artístico, e, até sábado, desdobra-se entre Porto e Barcelos para mostrar a todos os curiosos, interessados e até indecisos quanto ao futuro académico a seguir, as ofertas disponíveis na área.

Desta forma, o Jardim de São Lázaro, a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), assim como as lojas FNAC de Santa Catarina e do Mar Shopping, são alguns dos locais onde, com entrada livre, é possível assistir e participar naquilo que o festival tem preparado.

Desde logo, concertos de música experimental, instalações de arte sonoras, conferências e workshops representam as principais iniciativas da programação. Nesta quarta-feira, por exemplo, decorre a conferência “O panteísmo sonoro em ‘Cage e Vinho tinto'”, por Mário Azevedo, da ESMAE, na FNAC de Santa Catarina, a partir das 18h. Em Barcelos, no Largo Dr. Martins Lima, às 21h30, há atuação do Tom Nieuwenhuijse Group, do Fontys Conservatorium, da Holanda, com o Dall’Abaco Jazz Trio, do Conservatorio di Verona, em Itália.

Na quinta-feira, dia 18, às 12h, será a vez de Lucas Casacio e Elladio Jardas Duo, da UNICAMP, no Brasil, atuar num Café Concerto, na ESMAE. Mais tarde, a partir das 18h, na FNAC de Santa Catarina, decorre a conferência “A Arte e as Cidades”, com as participações de Hugh Ward-Perkins, do Conservatorio di Verona, de Sara Erlingsdotter, da Stockholm Academy of Dramatic Arts (Suécia), e de Nilza Zampieri, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Brasil. Nesse mesmo dia, em Barcelos, atua, às 21h30, o Quinteto Eduardo Cardinho.

A programação dos restantes dias do Harmos Plural pode ser consultada aqui. O festival, que já vai na sua 8.ª edição, conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer.