A HealthyRoad, uma empresa que desenvolveu “um espelho retrovisor que envia alertas sonoros quando deteta sinais de sonolência nos condutores”; a Sphere Ultrafast Photonics, “especializada no desenho e fabrico de tecnologia laser ultra-rápida” ou a FAHR 021.3, um “estúdio criativo que combina arte e arquitetura” são algumas das empresas que já passaram pelo Programa de Aceleração de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Todas elas “ideias inovadoras” de jovens empreendedores que quiserem levar o “rascunho” de uma empresa mais longe e viram neste programa a forma ideal de o fazer. Afinal, o objetivo é mesmo esse: apoiar ideias “de base tecnológica, científica ou criativa” a ‘dar o salto’ para o mercado.

Para esta quarta edição, as candidaturas decorrem até dia 2 de outubro e, mais uma vez, serão selecionados 25 projetos.

Programa de seis meses custa cerca de 250 euros

Durante seis meses (de outubro de 2014 a março de 2015), entre workshops, reuniões de acompanhamento, mentoring coletivo, eventos de networking e um ou outro pitch, os jovens criadores terão “apoio no processo de criação de desenvolvimento de uma empresa”, com a abordagem de temas como a “definição do modelo de negócio”, o “desenvolvimento de produto”, algumas “questões legais e financeiras”, ou o conceito de “internacionalização”.

O programa termina, por fim, “com a apresentação pública dos projetos” – no Startup Pitch Day -, “a uma plateia composta por parceiros, investidores e público em geral”. Para além disso, estas empresas passam a integrar o “universo empresarial UPTEC, composto atualmente por 29 projetos empresariais, 91 startups e 44 centros de inovação”.

O programa tem um custo de 250 euros (mais IVA) por projeto, sendo que cada projeto pode incluir um número máximo de 5 pessoas. “Desde a primeira edição do programa, em março de 2013, o UPTEC já ‘acelerou’ mais de 70 ideias de negócio”, lê-se em comunicado do UPTEC.