PAUSA – Exposição de Escultura, Gravura e Pintura” desvirtua, intencionalmente, “do propósito original”, aquilo “[matéria-prima] que se torna a base, e por vezes mote, das obras expostas”.

“Desta forma, é dado a conhecer ao público em geral uma panóplia de soluções formais e conceptuais para a utilização destes materiais atípicos à produção artística considerada mais clássica”, explica a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), cujos alunos são responsáveis pelos trabalhos expostos, em comunicado.

“Um ecrã de plasma” que “deixa de servir como media para a reprodução da imagem digital e, graças às suas características formais, passa a servir como matriz para a reprodução de uma imagem impressa” é uma das obras que fazem parte do projeto PAUSA e que podem ser admiradas no piso 2 do edifício AXA a partir das 18h desta sexta-feira, 19 de setembro.

Adaptar e reinterpretar para consciencializar

Com “diversas tipologias de objeto e múltiplas linguagens”, esta é uma exposição composta por 24 trabalhos que vai da instalação à pintura, passando pelo vídeo, o áudio ou a impressão. Uma forma de destacar “diferentes áreas e disciplinas, com o intuito de as convergir e representar”.

Tudo começou quando estes alunos, estudantes de quarto ano do 1.º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas, foram desafiados pela Interecycling S.A. a descaracterizar a “função do objeto produzido em massa, vindo dos armazéns da empresa”. Adaptá-lo e reinterpretá-lo “à mercê das necessidades criativas e anunciadoras” destes estudantes para, por fim, “consciencializar o público para a reutilização e reciclagem de desperdícios tecnológicos [hardware]”.

Esta iniciativa já vai na 2.ª edição e pode ser visitada às quintas-feiras das 11h às 23h, sextas e sábados das 11h à 1h e domingos das 11h às 19h. Está patente no piso 2 do Edifício Axa até 12 de outubro.