Serão 18 as galerias de arte que, neste sábado, abrirão portas para mais um ciclo de Inaugurações Simultâneas no quarteirão que contempla as ruas de Miguel Bombarda, Rosário e Manuel II, no Porto.

Sobre o Mural Coletivo de Ilustração

“Tendo a palavra e o livro como pontos de partida, o Mural será intervencionado a partir desta sexta-feira e ao longo de sábado por seis reconhecidos artistas nacionais – Cátia Vidinhas, David Pintor, Evelina Oliveira, Marta Madureira, Patrícia Figueiredo e Tiago Lourenço – todos eles representados na exposição de ilustração infantil que está patente na Galeria Municipal Almeida Garrett, integrada na Feira do Livro do Porto”, lê-se, em comunicado.

Naquela que é a penúltima edição deste ano – as obras apresentadas permanecem até novembro, altura em que dão lugar às das últimas inaugurações -, o destaque vai para a abertura de um Mural Coletivo de Ilustração, em Bombarda (ver caixa), “numa ação organizada pela Porto Lazer, em conjunto com a Papa-Livros Livraria, incluída na programação paralela da Feira do Livro do Porto”, informa a Câmara do Porto, em comunicado.

Com efeito, autarquia e Porto Lazer, as entidades promotoras das Inaugurações Simultâneas, aproveitam a realização, na cidade, até domingo, da Feira do Livro, para cativar mais público a visitar um dos quarteirões artísticos mais ativos do Porto.

Desta forma, as Inaugurações Simultâneas “serão pontuadas por ações como a Sopa de Letras ou os Murmuradores de Palavras – personagens que resgatam quem passa pelas ruas para momentos de poesia sussurrada ao ouvido”. Importa ainda referir que, a partir das 17h30, a rua de Miguel Bombarda será palco de “Shake that Street” – uma dança dos anos 20 -, apresentada pela Swing Station, “a primeira escola de danças vintage americanas em Portugal”.