Ainda está fresco na memória de muitos estudantes e, provavelmente, de toda a comunidade académica do Porto, o que aconteceu no início de junho no pólo da Asprela. Naquela altura, uma vaga de assaltos nas imediações alarmou todos os que frequentavam aquela zona.

Logo após o sucedido, a Polícia de Segurança Pública (PSP) apelou para uma maior denúncia destes assaltos, situação que veio, inclusive, incentivar algumas mentes criativas a ajudar no combate a esse tipo de ocorrências.

É na sequência desta abordagem que, agora, para os estudantes começarem da melhor forma o ano letivo no Ensino Superior, a PSP une-se à Federação Académica do Porto (FAP), ao elaborar uma espécie de manual de procedimentos, em formato de vídeo, intitulado “10 passos para garantires a tua segurança”.

Ao longo de cerca de quatro minutos são dadas várias dicas para diminuir as probabilidades de se ser vítima de um assalto. Conselhos como “evita estacionar e circular em locais muito escuros e isolados”, ou “nos locais públicos, evita manusear de modo ostensivo bens e equipamentos de elevado valor económico” pretendem relembrar aos estudantes procedimentos básicos que, por vezes, são ignorados, mas úteis para prevenir situações perigosas.

No caso de essas situações afetarem um estudante, a FAP disponibiliza uma página em que é possível pedir, de certa forma, ajuda, sendo esta mais uma possibilidade, além da queixa à PSP, de denunciar quaisquer crimes ocorridos.