Na segunda-feira, 22 de setembro, assinala-se o Dia Europeu sem Carros, e, por isso, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai aproveitar a data para lançar um novo serviço que tem todos os argumentos para convencer qualquer pessoa de que podem existir mais “dias sem carros” sem isso prejudicar o conforto dos passageiros.

Desta forma, a STCP prepara-se para se tornar “o primeiro operador de transportes públicos rodoviários na Europa a disponibilizar cobertura WiFi a bordo dos seus autocarros”, assume a empresa, em comunicado.

Ou seja, a partir de segunda-feira – e durante um período experimental de seis meses -, os utilizadores dos autocarros da STCP que circulam no Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Vila Nova de Gaia, poderão aceder gratuitamente à Internet enquanto viajam. Este novo serviço vai estar disponível em mais de 400 autocarros STCP – quase a totalidade da frota da empresa.

Trata-se de um serviço apenas possível devido a uma tecnologia desenvolvida pela spin-off das Universidades do Porto (UP) e de Aveiro (UA), Veniam’Works, “inovadora a nível mundial, porque utiliza não apenas a rede dos telemóveis mas também a rede WiFi e de fibra ótica da Porto Digital, permitindo fazer face ao enorme volume de tráfego gerado pelos clientes da STCP”, informa a transportadora.