São poucos aqueles que têm o privilégio de receber homenagens na câmara municipal de Estocolmo, na Suécia. Normalmente, quem lá entra fá-lo para receber um qualquer prémio Nobel. É verdade que não será por isso que Maria João Ramos, professora catedrática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), irá àquele espaço, na sexta-feira de 26 de setembro, mas a razão é, de igual forma, prestigiante.

Isto porque a também vice-reitora da Universidade do Porto (UP) para a Investigação e Desenvolvimento vai ser distinguida pela Universidade de Estocolmo com o título de doutora Honoris Causa, pelo trabalho que tem desenvolvido na área da Bioquímica.

A instituição destaca, do trabalho da portuguesa, o “relevante contributo científico prestado no campo da Proteómica Computacional”, “área da Bioquímica dedicada ao estudo da estrutura e comportamento das proteínas através de sistemas informáticos, determinante para uma melhor compreensão das funções e aplicações das enzimas”, explica, desta vez, a UP, em comunicado.

Importa referir que não terão sido alheios a esta distinção os mais de 250 artigos científicos em revistas internacionais publicados por Maria João Ramos e o facto de a também consultora de empresas multinacionais e membro do comité internacional de coordenação do Mestrado e do Doutoramento europeus ser “uma das mais reputadas investigadoras nas áreas da catálise enzimática, da mutagénese computacional, do docking molecular e da descoberta de novas drogas farmacêuticas”.

Ao lado de Maria João Ramos, na cerimónia, estarão nove personalidades internacionais, com direito a distinção, também.