Esta quarta-feira, 24 de setembro, acontece pelas 21h30 o debate ‘Provedores do estudante da Academia do Porto’, que, tal como o nome indica, “contará com a presença dos provedores do estudante da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade Portucalense e da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto”.

O Provedor

A figura do Provedor do estudante foi instituída pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, em 2007. Este provedor, “cuja ação se desenvolve em articulação com as associações de estudantes e com os orgãos e serviços da instituição, designadamente com os conselhos pedagógicos, bem como com as suas unidades orgânicas” é fixado nos termos dos estatutos próprios de cada instituição.

O objetivo é discutir o cargo, já que “apresentam, entre instituições, diversas disparidades em termos de condições e garantias”, ainda que tenham, entre instituições, as mesma funções: desenvolver “um conjunto de contactos, formais e informais, o sentido de resolver situações que lhe são reportadas pelos estudantes”. Para o cargo de provedor, há ainda “um necessário carácter de independência, imparcialidade e confidencialidade”.

Este debate, promovido pela Federação Académica do Porto, acontece no auditório 201, piso 2 da Universidade Portucalense Infante D. Henrique e é aberto a toda a comunidade estudantil.