Durante três dias, a Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014, vai ser palco de várias atividades culturais e desportivas. Já a partir de sexta-feira, 26 de setembro, um grupo de 14 atletas nacionais e internacionais salta de paraquedas desde a Torre do Lidador, “o quarto edifício mais alto do país, com 92 metros de altura”, refere a organização.

Trata-se de uma exibição de B.A.S.E. (Building, Antenna, Span and Earth) Jumping, “uma atividade com raízes no paraquedismo, sendo um salto, de paraquedas, realizado a partir de objetos fixos e não de um avião ou outra aeronave como a modalidade tradicional”. Esta iniciativa vai realizar-se também no sábado, às mesmas horas a que decorre na sexta-feira, ou seja, entre as 10h e as 13h e as 17h e as 20h. Na sexta há ainda sessão de saltos às 21h30 e, no sábado, entre as 22h e as 00h.

A par desta atividade radical decorrerão, nos dois dias, aulas de zumba, espetáculos de magia, DJ sets e haverá, ao dispor do público presente, insufláveis e gastronomia. No entanto, para quem preferir assistir a algo menos “agitado”, tem a possibilidade de acompanhar, no sábado e no domingo, o “Just Writing My Name 2014“, um Encontro Internacional de Graffiti.

Assim, entre as 11h e as 19h, 20 artistas nacionais e internacionais de renome, provenientes da Alemanha, Espanha, Brasil e França, vão fazer das paredes poente e norte do restaurante do Parque Central da Maia, dos cubos de sustentação das clarabóias e da rampa de saída do parque de estacionamento junto à estação de metro Fórum Maia, as telas para a arte urbana de cada um.

Nesta edição, o tema para os graffiti será “Playground”, “alusivo ao parque infantil que se encontra nas imediações do espaço intervencionado”, explica a organização, em comunicado. Em paralelo, realizar-se-ão atividades de body paint, ilustração, DJ e battle de breakdance.