Está a decorrer até 30 de setembro o “2.º Call for Ideas para Criação do Próprio Emprego, Negócio ou Empresa”, do projeto APREENDER. Uma iniciativa da Fundação AEP que permite “avaliar e selecionar ideias com potencial de criação do próprio emprego, negócio ou empresa”, como indica o próprio nome.

O objetivo é a “mobilização de empreendedores e a seleção de projetos com maior potencial, visando a sua capacitação empresarial para o desenvolvimento e transformação de ideias”, explica a Fundação em comunicado. Depois, também a “elaboração e implementação do plano de negócios, de projetos pré-empresariais” que devem estar ainda “em fase de ideia de negócio (sem empresa constituída)”, ou serem “empresas recém-constituídas (em 2013 ou 2014)”.

Mais Info

O Projeto Apreender “visa a promoção da inovação, a dinamização de uma cultura de empreendedorismo e de assunção do risco como parte da vida”. Favorece o “espírito de iniciativa, através da sensibilização para os fatores críticos da competitividade, pela promoção do empreendedorismo e espírito empresarial, e da potenciação de atitudes empreendedoras”. Já a Fundação AEP é “uma pessoa coletiva de direito privado e tipo fundacional sem fins lucrativos, fundada a 19 de novembro de 2009, com sede no Porto, e reconhecida pelo Governo de Portugal como instituição de Utilidade Pública”.

As candidaturas devem ser feitas através de um formulário online (aqui), consoante o regulamento.

“Podem ser submetidos projetos de empresas criativas, inovadores ou de base tecnológica” ou ainda “empresas ou projetos de empreendedorismo social”. Seguem-se duas fases de seleção. A “primeira pré-seleção”, feita “a partir da avaliação da informação submetida na candidatura”, levará “os promotores dos projetos pré-selecionados” a “fazer a sua apresentação em sessões presenciais (pitch)”. Estes acontecem na primeira quinzena de outubro, perante um painel de jurados, e daí resultará a seleção final de projetos “que integrarão este programa de capacitação e desenvolvimento de negócios”.

Os projetos selecionados “serão apoiados no acompanhamento gratuito, direto e personalizado no desenvolvimento da sua ideia e na sua transformação em negócios /empresa”. Para além disso, podem ainda beneficiar “da elaboração gratuita do plano de negócios, da participação e acompanhamento através do serviço de follow up de apoio a empresas na sua fase inicial, do acompanhamento de senior mentoring através de tutores e mentores pertencentes à Rede de Aconselhamento e Apoio Empresarial da Fundação AEP; e da participação em mesas de investimento, apresentando os seus projetos e negócios a business angels e potenciais investidores”.

Esta iniciativa decorre no âmbito do Projeto APREENDER – Desenvolver Atitudes Empreendedoras, programa promovido pela Fundação AEP, e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade.