Foi na reunião desta terça-feira do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que António Rendas, até então presidente do órgão, apresentou a sua demissão. Segundo o Diário Económico, o reitor da Universidade Nova de Lisboa apresentou, como justificação, a necessidade de ter mais tempo para se dedicar à instituição que dirige.

Depois de já em novembro do ano passado ter apresentado, de igual forma, a demissão da liderança do CRUP, devido à “generalizada falta de diálogo por parte do Governo”, algo que não veio a materializar-se, por ter sido demovido pelos pares no Conselho, numa “manifestação unânime de solidariedade”, desta vez, o ato é definitivo.

O Diário Económico refere que a decisão foi “comunicada como ‘inabalável’ e resultante de uma longa reflexão aos reitores presentes”. No entanto, neste caso, segundo o que António Rendas disse na reunião, a posição não foi tomada por causa de algum desentendimento com o Governo, que se vinha a manifestar já há alguns meses.

António Rendas estava a meio do seu segundo mandato no CRUP, órgão que abandona para ter mais tempo para se dedicar à Universidade Nova de Lisboa, onde ainda tem três anos de mandato para cumprir.