Segundo o calendário, o outono já chegou, mas a verdade é que a cidade do Porto ainda quer fazer uma última festa de despedida do verão. Por isso mesmo, neste sábado, 27 de setembro, a zona da Baixa está reservada para uma edição especial do “A Festa é Aqui”.

Música para fechar a noite

“A Festa é Aqui” não seria a mesma coisa sem concertos de música. Por essa razão, a fechar o programa de atividades haverá “Porto Sounds”. Às 22h30, Rapariga Elétrica sobem ao palco que estará na Rua da Madeira, junto à Estação de S. Bento. Às 23h30, Marta Ren & The Groovelvets dizem o último adeus ao verão.

A Rua das Flores será o local onde decorrerá a maior parte das atividades, mas também haverá animação no Largo dos Lóios, no Largo de São Domingos e na Praça das Cardosas. E, neste caso, animação é sinónimo de regresso ao passado, já que o objetivo desta festa de despedida é recriar o ambiente vintage que se viveu nos anos 20, 30, 40 e 50 do século XX.

Assim, a partir das 15h, o público poderá assistir, de forma livre, a espetáculos de dança, música ao vivo, DJs à varanda, sessões de contos, e participar, gratuitamente, em jogos tradicionais (jogo do arco, pião, bilros e burro), teatro de marionetas, “mas também intervenções artísticas, fotografias à la minute, um mercado urbano e muita animação de rua”, enumera a organização, a cargo da Câmara do Porto, através da Porto Lazer.

Haverá ainda uma exposição de viaturas dos anos 20 e 30 e, se o tempo cooperar, um voo do Piper J-3 Club, “um pequeno e leve avião construído nas décadas de 30 e 40 pela Piper Aircraft”, que, ao longo do dia, poderá ser visto pelo público, em formato de réplica, na Rua das Flores.