A Comissão Fulbright está a oferecer bolsas, num valor que pode chegar aos doze mil dólares (cerca de 9350 euros), a professores e investigadores que queiram desenvolver projetos nos Estados Unidos no ano letivo 2015/2016. Estas bolsas estão sujeitas a um concurso cujas candidaturas abrem no dia 1 de outubro e prolongam-se até ao fim do mesmo mês, podendo ser feitas online.

Comissão Fulbright

O Programa Fulbright, administrado atualmente em mais de 150 países, foi criado nos EUA em 1946 por proposta do Senador J. William Fulbright com o objetivo de, através do intercâmbio internacional de estudantes e professores, promover o entendimento mútuo, a partilha de ideias e a busca de soluções para problemas globais.

Os concursos destinam-se à atribuição de duas bolsas. A primeira é a Bolsa Fulbright, destinada a professores e investigadores doutorados que pretendam lecionar ou realizar trabalhos de investigação em todas as áreas de estudo.

A Bolsa Fulbright/Instituto Camões está também direcionada para professores e investigadores, mas abrange apenas áreas específicas como a Linguística, Didática, Pedagogia do Ensino das Línguas, Literatura, Formação à Distância, Comunicação, Sociologia, Ciência Política, História, História Contemporânea, Relações Internacionais, Artes Plásticas e Artes Performativas.

As bolsas têm a duração de três a 12 meses e não poderão ser atribuídas antes de agosto de 2015, segundo o site da Comissão. Os requisitos de participação para ambos os casos são: ter o doutoramento concluído no momento da candidatura, bons conhecimentos em inglês e ainda conseguir que a instituição norte-americana para onde se que candidatar concorde com o projeto.