Com ovo, sem ovo; de carne assada, bife ou carnes brancas; com batata ou sem batata. E a cerveja artesanal a acompanhar. Ou água, vá. Não interessa como, mas o que é: uma Francesinha, sempre à moda do Porto.

Pode ir já preparando os talheres porque é já a partir da próxima quinta-feira, 2 de outubro, que cinco restaurantes do Porto rumam à Praça D. João I para servir o típico prato da cozinha tripeira durante 12 horas por dia.

É o “Francesinha na Baixa”, um festival prestes a iniciar a terceira edição mas que é já “uma referência no Porto”, tanto pelas “versões mais tradicionais, que tornaram o pitéu portuense famoso desde os anos 50 do século XX”, como pelas “elaborações de perfil mais contemporâneo”.

Os preços do prato, variam entre os 8 e os 12 euros, sendo que também há menus infantis para facilitar a visita em família. Entradas, sobremesas (este ano, até os gelados Santini marcam presença) e cerveja artesanal também fazem parte da carta.

Mas o festival não é só comer e beber (embora se faça muito disso): do programa fazem ainda parte sessões de cozinha ao vivo, sempre às 21h30, com nomes como Hernâni Ermida (dia 3), Luísa Ginoulhiac (dia 4), Arnaldo Azevedo (dia 10) e Luis Américo (dia 11). No espaço “Portugal Sou Eu”, da Confederação dos Agricultores de Portugal, também haverá aulas de cozinha com produtos nacionais.

O festival abre as portas às 19h de quinta-feira e prolonga-se até 12 de outubro. Das 12h às 24h, há francesinhas sempre a sair. A entrada tem um custo de 3 euros, mas inclui a oferta de uma cerveja. No entanto, de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 17h, a entrada é livre.