Sob a direção do maestro Nuno Côrte-Real e contando com a performance solista dos pianistas Dinis Pais e Sousa, Edgar Cardoso e Vasco Rocha, a Orquestra do Norte exibe, no dia 15 de outubro, às 19h, no Conservatório de Música do Porto, um repertório composto pelas obras de Nuno Côrte-Real – “Secondo Novecento, abertura”; Wolfgang Mozart – “Concerto para piano e orquestra n.º 23 em Lá Maior, K, 488” e “Concerto para piano e orquestra n.º 21 em dó Maior, Kv, 467”; Ludwig van Beethoven – “Concerto para piano e orquestra n.º 3”.

No dia 23, sob a direção do mesmo maestro e com a participação do violinista Emanuel Salvador, serão apresentadas, às 21h30, no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), obras de Antonín Dvorák, nomeadamente “Concerto para violino em Lá menor, Op, 53 (B.108)” e “3 Danças Eslavas”.

Desde 1992 que a Orquestra do Norte desenvolve um projeto de descentralização cultural, que procura criar novos públicos, apoiar a música e os músicos portugueses e, ainda, renovar constantemente o repertório. Devido a este trabalho pioneiro, coube-lhe o prestígio de se afirmar na música erudita, tanto no panorama nacional, como no internacional.