O InvictaCon 2014 abre as portas na manhã desta sexta-feira e, até às 20h de domingo, promete dar a conhecer um universo de centenas de jogos de tabuleiro que ainda passam despercebidos entre o público português. “A maior parte das centenas de jogos que teremos aqui disponíveis são jogos que a vasta maioria das pessoas não conhece. Regra geral, são modernos, quase todos editados desde 1995, mas teremos também alguns clássicos mais antigos”, explica ao JPN Pedro Silva, um dos organizadores do evento.

Depois do último encontro ter atraído cerca de 500 pessoas à Biblioteca Almeida Garrett, a oitava edição do evento nacional de jogos de tabuleiro e RPG (Role-playing game – jogo de interpretação de personagens) do Porto moveu-se este ano para o Centro Cultural de Rio Tinto. Uma mudança que, ainda assim, não deve demover os entusiastas. “É esperada uma afluência interessante, ao nível da do ano passado”, garante o responsável.

Com um espírito gratuito, sem fins lucrativos, o objetivo do InvictaCon passa por levar e dar a conhecer novos jogos à comunidade e por puxar pessoas novas para uma prática que, para Pedro Silva, começa aos poucos a conquistar mais adeptos. “Hoje em dia há cada vez mais pessoas a procurar algo diferente de videojogos. Pretendem algo semelhante, com um aspeto lúdico, mas que lhes traga um convívio direto com as pessoas com quem praticam os jogos”, considera.

A organização do encontro nacional está a cabo da Boardgamers Porto, um grupo informal que se organiza através do fórum Abre o Jogo para marcar várias atividades entre entusiastas de jogos de tabuleiro. Para além do InvictaCon e de demonstrações em escolas e bibliotecas, o grupo agenda encontros regulares entre fãs no Shopping Crystal Park, em frente ao Museu Soares dos Reis, todas as noites de quinta-feira e no último sábado de cada mês, a partir das 14h30.