A noite de 11 de outubro promete vir a ser diferente, no Porto e em Vila Nova de Gaia. Para esse sábado está agendada mais uma edição do Urban Trail, o evento que junta desportistas para, num período noturno, correrem e caminharem pelas ruas e caminhos históricos de várias cidades.

Com a Invicta a receber a iniciativa, as opções de percursos são inúmeras. Desta vez, as Caves do Vinho do Porto, o Jardim do Morro, a Ponte do Infante, as Fontainhas, os Guindais, as Escadas do Codeçal, a Muralha Fernandina, a Sé, os Grilos, as Virtudes, a Alfândega e a Ponte D. Luís fazem parte do itinerário dos participantes.

Além de participarem na corrida – marcada para as 21h – e na caminhada – com início às 21h30 -, os desportistas são desafiados a tirar uma foto que represente o conceito do evento. “Cada foto dever ter pelo menos um participante e a cidade do Porto ou de Vila Nova de Gaia no fundo”, informa a organização, que, depois de publicar as imagens na página de Facebook da iniciativa, vai premiar as dez melhores fotografias.

“Estamos confiantes que esta edição do Porto será também uma grande noite em que conseguimos associar o desporto à cultura trazendo as pessoas para a rua. A ideia é proporcionar uma experiência diferente, dar a conhecer recantos das cidades num ambiente noturno embelezado pelo cintilar das luzes ao mesmo tempo que praticam desporto, seja a correr ou a caminhar”, diz Jorge Azevedo, em comunicado, diretor da Urban Events, responsável pela organização do Urban Trail.

Quem ainda estiver interessado em inscrever-se pode fazê-lo aqui, sendo que são aceites inscrições individuais ou em equipa (com um mínimo de quatro participantes), quer para a caminhada (seis quilómetros), quer para a corrida (12 quilómetros).