Até às 19h desta quarta-feira, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é uma das primeiras instituições da Universidade do Porto a acolher a “Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea”, iniciativa da Federação Académica do Porto (FAP) e do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto (CST).

Tal como o nome indica, o objetivo é recolher o maior número de doações e, em jeito de incentivo, foi lançada a “Competição pela vida”, que quer descobrir qual a Associação de Estudantes que mais contribuiu para a colheita. Ajudar neste desafio é fácil: basta que na altura, associe a sua doação a uma associação. E não precisa de ser estudante universitário, todos podem ajudar nesta causa.

E como quanto mais melhor, também o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP), o ICBAS/Faculdade de Farmácia (FFUP) e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) acolhem uma colheita esta quarta-feira das 14h às 19h30 (na FFUP termina meia hora mais cedo). NA FEUP, a recolha prolonga-se também até dia 9, no mesmo horário: das 9h às 19h.

Mega Dádiva – Datas

FCUP: 30 de outubro das 9h às 19h;
FADEUP: 3 de novembro das 14h às 19h;
ESENFP: 4 de novembro das 9h às 12h30 e das 14 às 19h;
FDUP: 4 de novembro das 14h às 19h;
ESTSP: 5 de novembro das 14h às 19h;
Católica Pólo da Foz: 6 de novembro das 9h às 12h30

Poucos dias depois, no Instituto Superior de Engenharia (ISEP), a Mega Dávida acontece a 15 e a 16 de outubro, das 14h às 19h30. No mesmo horário mas também a terminar meia hora mais cedo, a 16 de outubro, também a FEP se junta “à festa”. Mas até 6 de novembro, são muitas as unidades e instituições que servem de espaço à recolha (ver caixa).

Nesta edição, que já não é nova na Academia, a iniciativa aumentou o número de associações de estudantes envolvidas para que todos os estudante do Porto possam contribuir. Os resultados da “Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea” do primeiro semestre, em março de 2014, apontam para 612 unidades de sangue doadas.