Alguns percursos do Porto, sobretudo a Ribeira, vão ser palco, este sábado, de uma prova de antecipação do Extreme XL Porto, “uma das mais duras e desafiantes” do calendário do motociclismo mundial, descreve a Câmara do Porto, pela primeira vez promotora do evento que conta para o Campeonato do Mundo de Extreme Enduro.

Assim, entre as 10h e as 15h, mais de 230 pilotos fazem-se ao asfalto para enfrentar vários obstáculos naturais e artificiais espalhados pela Invicta. Divididos por quatro categorias (Hobby, XL, Pro e Expert), os motociclistas vão ter de testar as suas habilidades ao longo de 2,3 quilómetros, no mínimo de tempo possível.

Como as classes em competição compreendem participantes amadores – Hobby e XL – e profissionais – Pro e Expert -, a prova terá duas versões diferentes, sempre com partida e chegada junto à Praça da Ribeira. Das 10h às 12h, os amadores percorrerão a zona da marginal, entre a Praça da Ribeira e a Ponte D. Luiz. Entre as 14h e as 15h, os profissionais entram em ação, num percurso que incluirá, por exemplo, “a passagem pelas escadarias do Barredo e Codeçal, além da travessia de uma ponte flutuante, junto à chegada”.

Além de assistir a tudo isto, o público interessado poderá também acompanhar a entrega de prémios aos vencedores, que está marcada para as 15h30. Só depois deste momento é que os motociclistas seguem para a corrida Especial Noturna, que terá lugar em Lagares, no concelho de Penafiel.

A competição prossegue no domingo, para a última e mais longa etapa do Extreme XL Porto, com partida e chegada na Aldeia da Quintandona. A Câmara do Porto informa, em comunicado, que já estão inscritos alguns dos principais especialistas mundiais desta disciplina, como o britânico Graham Jarvis e o espanhol Alfredo Gomez. Por Portugal, na classe Pro, o principal protagonista será Joaquim Rodrigues.