São seis as tunas que se vão “digladiar” na maior arena do Porto. Com início marcado para as 20h30 de sábado, no Coliseu, o XXVIII Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) promete ser um “espetáculo diferente a nível de som e luz”, revela ao JPN Filipe Rocha, presidente do Orfeão Universitário do Porto (OUP), instituição que apostou em “renovar o festival, dar-lhe uma nova dinâmica” e, literalmente, mantê-lo “rodeado por um público fiel”.

Literalmente, porque, desta vez, o Coliseu vai ter um palco redondo montado ao centro, onde as tunas em competição vão atuar. Além disso, o FITU também vai estar mais próximo do contacto humano, já que, nesta edição, associa-se à iniciativa “Um Lugar Para o Joãozinho”, do Centro Hospitalar S. João do Porto, “envolvendo toda a comunidade académica e portuense” na causa solidária.

A primeira novidade foi “FITU na Praça“, um pré-evento ao ar livre decorrido já em setembro. Nesse espetáculo foram eleitas duas das tunas que vão pisar o palco do Coliseu: a Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto (TAFEP) e a Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (TAFDUP). A concurso vão estar ainda mais quatro tunas, havendo também lugar, como já é habitual, às atuações das tunas do OUP.

O Orfeão já revelou na página do evento que contará com alguns ilustres na plateia. Os padrinhos desta 28.ª edição são José Marques dos Santos, antigo reitor da Universidade do Porto (UP), e Isabel de Herédia, Duquesa de Bragança. Entre os jurados estarão Beatriz Pacheco Pereira, fundadora do Fantasporto, e Filipe Pinto, intérprete vencedor da terceira edição do concurso televisivo “Ídolos”.

Os bilhetes estão à venda no OUP, Coliseu do Porto e Ticketline, com preços de 3 a 8 euros.

Notícia atualizada às 15h40 do dia 9 de outubro de 2014. Foi corrigido o nome da iniciativa solidária a que o FITU se associa