“Are you a Maker?” – é este o mote que marca o lançamento da plataforma Porto Fashion Makers e que acontece já no próximo dia 18 de outubro no OPO’LAB. Afinal, o objetivo é que esta seja “um espaço de encontro, colaboração e promoção dos talentos, negócios, bairros e das tendências da cidade do Porto”, explicam os responsáveis pelo projeto, em comunicado.

Desenvolvido pela City Fashion Makers, em parceria com a Opium, “o Porto Fashion Makers ambiciona promover o que de melhor se produz, cria e desenvolve neste ambiente urbano” e que se tem mantido escondido por entre as ruelas da cidade.

Está na altura de os conjugar e fazer do Porto uma cidade de referência no mapa das cidades cosmopolitas. Afinal, esta é uma “cidade de enorme criatividade, forte capacidade de execução e rica em novas experiências urbanas e culturais” e “necessita de ser reconhecido como uma referência na área da moda e da criação à escala global”, afirmam. Neste contexto, a moda surge assim como “um estilo de vida, um reflexo cultural” e “não meramente como maneira de vestir”.

A plataforma, que já tem vindo a ser testada, será divida em quatro áreas: Opinião e Pessoas (com pensadores e talentos da cidade); Negócios (projetos com novos conceitos nas áreas da Moda, Indústria, Gastronomia, Hotelaria, Arte & Design) e Bairros (com a cidade dividida por locais de interesse: Baixa – Sé – Virtudes; Ribeira – Massarelos; Campanhã – São Lázaro; Cedofeita, Boavista e Foz – Leça).

“Na plataforma online, o público fica a conhecer quem são os talentos, os negócios e os bairros da cidade do Porto que estão, neste momento, a contribuir para a criação de uma imagem forte do Porto enquanto cidade criativa”, conta Carla Santos, da City Fashion Makers, em entrevista ao Porto 24. Ao mesmo tempo, os utilizadores poderão “ficar também a conhecer algumas dinâmicas da cidade que vão estar refletidas em formato de artigos”, complementa.

Lançamento oficial conta com conversas e música

A plataforma é oficialmente lançada no dia 18, das 15h às 19h, na Rua D. João IV, e já é possível guardar lugar: basta inscrever-se no site, ainda em construção.

O encontro é aberto à comunidade e do programa fazem parte conversas sobre questões como: “O Porto está na Moda?”, “Porque é que o Porto está na Moda?” e “O que está na Moda no Porto?”. “A intenção é discutir a dinâmica atual da cidade e o peso dos seus criativos e da indústria, principalmente da área da Moda, na construção do Porto como marca e como Cidade Moda”, explica a organização, na página do evento.

A dar um toque de criatividade ao encontro estarão os “criativos da cidade, numa instalação desenvolvida pela equipa de arquitetura comunicativa FAHR 021.3”, o Dj Set Line of Two de Miguel Flor e Nuno Paiva e “a criatividade gastronómica de um dos mais recentes espaços de restauração da cidade”, o Pausa.

Tiago Castro (business manager da Farfetch), João César Nunes (director criativo da Parfois), Eduardo Aires (diretor artístico do White Studio), Filipe Araújo (vereador da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto) e Tiago Guedes (director artístico do Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre) vão marcar presença.