Chama-se “Research Exchange” e é um programa de intercâmbios de investigação biomédica num laboratório de Medicina de um país estrangeiro, com duração de quatro semanas.

Dirigido aos estudantes de Medicina de todo o país, do primeiro ao sexto ano, tem como objetivo oferecer uma oportunidade a estes alunos de aprofundarem os seus conhecimentos sobre investigação e conheceram a realidade laboratorial, científica e cultural de outro país. Interagir com estudantes de outras nacionalidades e conhecer uma nova cultura também vem por acréscimo.

Para os interessados, as candidaturas decorrem até 30 de outubro [aqui], e não é necessário dominar a língua do país de destino, basta saber expressar-se em inglês. As vagas e os países de destino desponíveis podem ser encontradas online, assim como o regulamento, que explicita quais os documentos necessários à candidatura.

Para além da investigação, há ainda a vertente clínica

Para além deste programa, com vertente de investigação, existe ainda o de vertente clínica: o “Professional Exchange“. Neste caso, é oferecida a oportunidade de “um estágio clínico de quatro semanas num serviço hospitalar”, sendo que o objetivo é precisamente o mesmo: aprender sempre mais.

As vagas para este intercâmbio clínico, que está acessível apenas aos estudantes a frequentar um ano clínico (do terceiro ao sexto), também podem ser consultadas online [aqui], assim como o respetivo regulamento.

As inscrições também estão abertas até 30 de outubro e o processo é bastante similar ao do programa referido anteriormente, sendo que as candidaturas podem ser feitas aqui.

Para ambos os programas, os contratos de intercâmbio podem ser bilaterais – “o número de alunos que o país envia corresponde ao número de alunos estrangeiros recebidos” – ou unilaterais – “contratos extra, sujeitos a aprovação do país acolhedor, e que podem ser pedidos pelos estudantes que não conseguiram uma vaga bilateral”.

Tanto os programas bilaterais como os unilaterais têm um custo de 200 euros, valor que inclui alojamento em residências universitárias ou em casas de estudantes e alimentação (almoço e jantar). Há ainda uma caução de 50 euros que os estudantes devem pagar e que será devolvida posteriormente e outra de 200 euros adicionais para os intercâmbios unilaterais, devolvida antes de o estudante partir para o programa.

Os programas são promovidos pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).