Depois da demissão de António Rendas, tornava-se necessário o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) eleger um novo presidente para o triénio 2014-2017. Por isso, nesta terça-feira, em reunião plenária do órgão, António Cunha, reitor da Universidade do Minho, foi o escolhido para o cargo.

Professor catedrático naquela instituição desde 2003 e reitor desde 2009, António Cunha, de 53 anos, é doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros. A experiência que tem na “interação com o tecido económico-produtivo”, como refere o CRUP, em nota, foi uma das características que mais pesou no voto de confiança dado pelo Conselho ao novo presidente.

No que diz respeito aos objetivos para o mandato que agora inicia, estes baseiam-se no “reforço da autonomia universitária e na procura de condições para um financiamento adequado, estável e transparente das universidades públicas”.

Contudo, António Cunha refere que não quer limitar a sua função apenas à “discussão de questões orçamentais”, mas sim dar mais atenção a assuntos como o “regime jurídico das instituições de ensino superior, a carreira docente universitária, a centralidade das universidades na produção científica nacional, a internacionalização e a interação mais efetiva com a sociedade”.